Doces Típicos

BOLINHO DE ESTUDANTE
Esse quitute é tradicionalíssimo na Bahia, comumente encontrado em barracas de acarajé. Feito com farinha de tapioca granulada, leite de côco e côco fresco ralado, frita em óleo e encoberta por açúcar e canela.

COCADAS
Esta delícia, enche os olhos de alegria e dão água na boca. Muito encontradas nos tabuleiros das baianas de acarajés e nas prais baianas. Facilmente encontradas em diversos sabores. Com certeza você não provará somente uma.

CUSCUZ DE TAPIOCA
É um preparado a partir da farinha de tapioca. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite. E por cima adicionado côco ralado fresco e leite condensado.

MINGAU – DIVERSOS SABORES
Um alimento de consistência cremosa, feito usualmente de água ou leite onde se coze um cereal (como a aveia) ou farinhas variadas (de trigo, maisena, fubá de milho, arroz ou outra); muitas vezes é adoçado com açúcar. Uma excelente opção para o café da manhã.

QUINDIM DE IAIÁ
Quindim é de origem africana que significa dengo, encanto. Na doçeria portuguesa é feita basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Ao chegar ao Brasil foi retirada a amêndoa, e adicionado o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.

PUDIM DE TAPIOCA
Excelente sobremesa, após o almoço. Muitos pudins de sobremesa deste tipo lembram bolos, mas são mais úmidos e geralmente servidos em bocados numa tigela, em vez de fatias, acompanhado de manjar ou sorvete. Um cafezinho também é uma boa pedida.

BOMBOCADO
Feito com côco ralado umedecido com açúcar e leite de côco e misturado com farinha de trigo, ovos e queijo parmesão ralado. Cada insumo com dosagem específica. Um doce barato e com um sabor delicioso.

PÉ DE MOLEQUE
A fabricação tradicional do doce se dá através da mistura de amendoins torrados e moídos que são posteriormente misturados a uma rapadura previamente derretida. A mistura é lentamente batida em fogo brando até atingir o ponto ideal.

ACAÇÁ
O Acaçá é uma comida da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho ou tapioca, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida.

AMBRÓSIA DE CÔCO
Um doce bastante saboroso feito com côco, rapadura, ovos e cravos. Muitas pessoas também fazem com maracujá, frutas cítricas e tapioca. Se preparo é rápido e seu sabor, inconfundível.

BABA DE MOÇA
Baba de moça é um doce típico da culinária baiana, feito com gemas de ovos, leite de coco e calda de açúcar fervidos até ser tornarem um creme consistente. É um dos doces mais tradicionais e requintados, referido desde o Império.

BANANA REAL
Seu modo de preparo e massa são similares ao do pastel, porém seu recheio é de banana da terra levemente frita e sua cobertura é preparada com açúcar e/ou canela.